-
Arquitetos: PSV Arquitectura
- Área: 530 m²
-
Fotografías:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: AutoDesk, Chaos Group, Conbell, Edificor, FV, Ferrocons, Johnson Aceros, La puntual, Light Iluminación, Peirano, Solutec, Tello, Trimble, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está estruturada por dois grandes volumes que dialogam e definem a sua disposição no terreno. Um grande prisma horizontal fica ao longo de seu comprimento e abriga os setores sociais da casa. Ao lado dele, um cubo imponente é anexado contendo os setores privados dele. O contraste morfológico de ambas as partes marca e hierarquiza a entrada da casa, que funciona como um elo entre os dois volumes.
As atividades sociais acontecem no volume de concreto distribuído em um gradiente de privacidade desde a cozinha até a churrasqueira. A disposição não é aleatória, pois a grande extensão lateral do referido volume permite uma integração perfeita com o ambiente, e o aproveitamento permanente das vistas e iluminação. Um pátio interno central no referido volume liga os dois jardins da casa em perfeita harmonia com o ambiente envolvente, gerando assim a incorporação da vegetação e da qualidade ambiental no interior da casa. Quanto às atividades privadas, um grande estúdio / sala de jogos funciona como uma antessala e filtro auditivo para os quartos e a suíte master. Uma escada semi-imperial de estilo industrial que termina no mezanino hierarquiza e resolve o espaço gerando uma altura dupla.
Seguindo o grande contraste formal da composição volumétrica, a estrutura e a materialidade são resolvidas de duas maneiras diferentes. O prisma social é resolvido inteiramente por vigas, divisórias e lajes de concreto aparente, dando-lhe grande caráter. Por sua vez, o cubo privado é revestido em tijolo de cimento preto, dando solidez visual ao volume extrudado para a geração de janelas.